3.17.2007

SELEÇÃO - Saramago


Essa seleção também não é minha. Só que essa eu encontrei prontinha na net. Endereço está citado!!!
*
*
*
Eu luminoso não sou
Uma roda de céu ondulando se alarga,
Digamos que é o mar: como o rápido canto
Ou apenas o eco, desenha no vazio irrespirável
O movimento de asas.
(...)
*
*
Fala do velho do restelo ao astronauta
No jornal, de olhos tensos, soletramos
As vertigens do espaço e maravilhas:
Oceanos salgados que circundam
Ilhas mortas de sede, onde não chove. (...)
*
*
Science-fiction I
Talvez a cerva branca do meu sonho
Do côncavo rebanho se perdesse.
Talvez do eco dum distante canto
Nascesse a poesia que fazemos. (...)
*
*
Na Ilha Por Vezes Habitada
Podemos então dizer que somos livres,
com a paz e o sorriso de quem se reconhece
e viajou à roda do mundo infatigável,
porque mordeu a alma até aos ossos dela. (...)
*
*
Retrato do Poeta Quando Jovem
Há na memória um rio onde navegam
Os barcos da infância, em arcadas
De ramos inquietos que despregam
Sobre as águas as folhas recurvadas.
(...)
*
*
Poema À Boca Fechada
Calado estou, calado ficarei,
Pois que a língua que falo é de outra raça.
(...)
*
*
Espaço Curvo e Finito
Numa rede de presenças
E ausências,
Numa fuga para o ponto de partida:
(...)

Nenhum comentário: